Atraso de salários investigado pelo MP

O Sindicato dos Enfermeiros do Rio protocolou no Ministério Público estadual do Rio uma denúncia contra o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, pela situação caótica em que se encontram os servidores do município, em função dos constantes atrasos nos salários.

 

De acordo com a denúncia, o problema se arrasta desde 2016. Servidores da ativa e aposentados apresentam quadros de depressão e adoecimento por falta de dinheiro para a compra de medicamentos. O pagamento é, ainda, feito de forma parcelada, sem data definida, o que gera graves transtornos financeiros aos servidores. Na denúncia, o sindicato pede que o MP tome providências para que a administração pública municipal regularize imediatamente a situação dos servidores.

 

A prefeitura diz, em nota, de forma robotizada, que vem fazendo esforço para pôr as contas em dia. Vangloria-se de já ter efetuado o pagamento da folha de setembro para 54% dos funcionários da Saúde e repete o mantra de que “novos pagamentos serão feitos nos próximos dias, de acordo com a entrada de receita, até que todo o funcionalismo tenha recebido”. Há anos que essa ladainha é repetida e os servidores públicos não sabem quando vão receber seus salários.

 

Um dos municípios do estado que mais recebe recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Caxias também tem acumulado atrasos de salários e de aposentadorias dos professores. Até ontem, 11 de Novembro, parte dos aposentados ainda não haviam recebido o 13º de 2018 e nenhum deles o salário de setembro. Entre os profissionais da ativa, muitos não receberam o mês de outubro.

 

Confira a reportagem completa em: https://extra.globo.com/noticias/rio/atraso-de-salarios-em-caxias-vai-parar-no-ministerio-publico-estadual-24075440.html

Deixe um comentário