Quando nos posicionamos contrários ao pensamento da meritocracia como ideologia de ensino é justamente porque o mérito preconiza pessoas que se sobressaem num sistema que é feito para dar errado e essa premiação é um reforço ao sistema, por mais que o individuo tenha seu valor reconhecido nesse sistema caótico, a conjuntura continua prejudicando 99% dos nossos estudantes .
Esse é o problema da educação hoje. Educar não é um ato neutro. Ou você desenvolve uma prática pedagógica capaz de libertar os estudantes das amarras que o oprimem, ou você opta por uma prática aparentemente neutra, que visa apenas domesticá-los para o trabalho. Nunca tive problemas de me posicionar em sala de aula. Devemos dizer aos estudantes: ficar em cima do muro não é ser neutro. O muro tem dono e sempre terá .
Se nossos estudantes estão organizando um boicote contra uma avaliação feita com intenção de premiar exceções , nós devemos louvar o fato de eles terem adquirido senso critico . Graças a Deus o movimento estudantil, que não depende em nada dos professores tem posição contra essa forma de avaliação . O sindicato também não concorda com essa forma piramidal de avaliação que e aboiamos o movimento questionador dos alunos e informamos que nenhum profissional é obrigado a aplicar essas provas .