Data Base 2015
PAUTA DE REIVINDICAÇÃO
DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS
PAUTA DE REIVINDICAÇÕES PRIORITÁRIA
1) REAJUSTE SALARIAL E AUMENTO REAL;
2) EMENDA NOS CRITÉRIOS PARA A DEFINIÇÃO DA QUANTIDADE DE VAGAS E BIBLIOGRAFIA. CORREÇÃO DE TODAS AS REDAÇÕES DOS APROVADOS!!!
3) 1/3 DA CARGA HORÁRIA PARA PLANEJAMENTO (Cumprimento da Lei Federal 11.735 /08);
4) ELEIÇÕES PARA DIRETORES DAS UNIDADES ESCOLARES (Aprovada na Lei Orgânica Municipal de 1990);
5) INCORPORAÇÃO TOTAL DO FUNDEB;
6) RESPEITO E CUMPRIMENTO DO PLANO DE CARREIRA E RESPEITO A TODOS OS DIREITOS DA CATEGORIA (Triênio, contracheque, enquadramento, auxilio natalidade, aposentadoria e licenças);
7) REABERTURA DO IPMDC SAÚDE;
8) MATERIAL DIDÁTICO EM QUANTIDADE E QUALIDADE PARA TODAS AS ESCOLAS E CRECHES
9) MELHORIA DA INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS E CRECHES (obras, ampliação, construção e garantia de água e climatização em todas as unidades escolares)
10) NÃO À OTIMIZAÇÃO DE TURMAS
11) RETORNO DOS PROFESSORES CEDIDOS PARA OUTRAS SECRETARIAS ÀS UNIDADES ESCOLARES
12) AMPLIAÇÃO DAS SALAS DE LEITURA E DAS TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
13) IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE SEGURANÇA NAS ESCOLAS (Com extintores de incêndios e outros itens necessários)
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E QUESTÃO SALARIAL:
- Cinco salários mínimos para professores e três e meio para funcionários administrativos;
- Garantia de 35% de todos os impostos gastos exclusivamente com a Educação Pública, Infantil e Ensino Fundamental, conforme Lei Orgânica Municipal;
- Verba pública somente para escola pública – fim das bolsas em escolas particulares. Não à verba da educação para a Fundec.
- . Não à política de aumentos por abonos e gratificações respeitando o plano de carreira;
- Incorporação completa do Fundeb;
- Transparência na transferência de recursos municipais e federais para escolas.
QUESTÕES FUNCIONAIS:
- Abono dos dias parados (abono financeiro e funcional);
- Triênio automático, com pagamento imediato dos atrasados;
- Auxílio transporte para todos os servidores com reajuste do valor;
- Enquadramento dos Funcionários Administrativos lotados na SME há muito tempo, garantindo os benefícios do Plano de Carreira e do FUNDEB;
- Enquadramento por formação universitária para funcionário administrativo;
- Abono de permanência em no máximo 30 dias, (após esse período o servidor poderá optar pelo afastamento ou não da atividade laboral);
- Licença aleitamento até a criança completar 1 ano de idade;
- Difícil provimento para as escolas localizadas em área de risco;
- Licença para a servidora que se torna avó e avô (a exemplo da Prefeitura do município do Rio de Janeiro, Lei)
QUESTÕES ADMINISTRATIVAS DA SME:
- Realização imediata de concurso público: Funcionários Administrativos da Educação (com valorização da experiência no setor), como merendeira, porteiro, agente de apoio escolar, vigia, intérprete de libras e animador cultural, sendo estes três últimos com a criação das funções;
- Pagamento da dobra de acordo com o nível do profissional, dentro do mês;
- Revisão do lotaciograma das escolas com participação da categoria (n° de OPs, OEs, e funcionário administrativo principalmente);
- Validar o enquadramento dos psicólogos educacionais na área de educação e correção nos salários;
- Dobras apenas em casos de licença;
- No caso de oferecimento de dobras, prioridade para professores da própria escola;
- Agilizar a liberação do processo de licença especial quando os mesmos estiverem na SME;
- Revisão da nomenclatura regência para gratificação de Orientador Pedagógico e Orientador Educacional;
- Liberação imediata dos processos de licença para estudo, inclusive quando o profissional tiver duas matrículas;
- Envio dos contracheques para a residência dos Profissionais de Educação, especialmente para os aposentados.
QUESTÕES ESTRUTURAIS:
- Ampliação da Rede Municipal com construção de novas unidades escolares, com efetiva ampliação do número de salas, com estrutura de qualidade e transferência das creches e escolas que funcionam em residências ou prédios alugados, inclusive através de desapropriações de terrenos para fins públicos;
- Estabelecer cronogramas de obras das unidades de ensino municipais.
- Professores de Educação Física e Artes para Educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, conforme a LDB;
- Obras em período de recesso escolar ou com transferência das turmas para um espaço adequado para o exercício da prática pedagógica;
- Garantia de estrutura adequada para realização de todos os projetos, sem prejuízo para as atividades regulares da escola.
- Modernização da infraestrutura das escolas: quadro branco em salas de aula, máquina copiadora e data show, com reposição de material;
- Climatização das salas de aula.
- Apresentação e discussão do planejamento para o término do 3° turno diurno;
- Programa de segurança no trabalho nas escolas: instalação e manutenção de extintores de incêndio, luzes de emergência, saídas de emergência e Programa de saúde do trabalhador;
- Garantia da oferta diversificada de todos os segmentos, em todos os turnos, atendendo aos interesses de toda comunidade escolar;
- Mapear fontes de riscos na cidade, em especial os de natureza químico/petroquímica, com atenção particular ao 2º distrito. Envolver as escolas e comunidades do entorno no controle participativo desses riscos;
- Suprir as escolas com materiais usados no cotidiano de maneira suficiente.
- Avaliar as condições das estradas que dão acesso às escolas e do oferecimento de transporte público acessível a elas.
- Garantia de abastecimento de água potável para todas as escolas.
IPMDC: PREVIDÊNCIA E SAÚDE
- Reabertura imediata do atendimento médico do IPMDC;
- Retorno imediato do SEPE ao Conselho do IPMDC;
- Realização da Conferência Municipal de Saúde do Servidor para discussão do atendimento ambulatorial, médico e odontológico do IPMDC;
- Realização de eleições diretas para representantes dos servidores municipais junto aos conselhos do IPMDC. A coordenação destas eleições será feita pelos próprios servidores;
- Retorno ao sistema de repartição simples (fim da divisão atualmente existente) e garantia da PARIDADE com INTEGRALIDADE;
- Auditoria externa e independente, acompanhada pelo jurídico do SEPE, com a divulgação sobre as contas do IPMDC;
- Balanços, balancetes, orçamento e plano de custeio disponíveis para consulta pública no site do IPMDC;
- Atendimento médico de qualidade e ampliação das especialidades existentes no instituto;
- Boletim bimestral com prestação de contas e informações sobre o atendimento de saúde do IPMDC para o funcionalismo;
- Atendimento do cônjuge e/ou companheiro das servidoras e inclusão dos pais dos servidores como dependentes, no IPMDC saúde;
- Exigência do BIM apenas a partir do 3º de afastamento do servidor.
- Fim da obrigatoriedade da procuração do próprio servidor requerer o
- Comissão composta pela categoria para fiscalização das atividades do IPMDC, principalmente no atendimento nas perícias.
EDUCAÇÃO ESPECIAL:
- Mobiliário adaptado (as necessidades especificas) para alunos com necessidades educativas especiais;
- Garantia de equipe multidisciplinar (médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeuta educacional) conforme a distribuição dos polos – a exemplo da sistematização do PME – de forma que os encaminhamentos realizados pelos orientadores sejam efetivados;
- Definir em portaria número máximo de 10 alunos na classe especial;
- Professor Articulador nas escolas que tenham mais de 5 turmas quando houver alunos com necessidades especiais;
- Redução de 10% do número máximo de alunos por turma, quando houver alunos com necessidades especiais, limitando-se a 2 por turma;
- Retorno na portaria de matricula sobre a redução de alunos por turma, quando houver alunos com necessidades especiais;
- Formação continuada para os profissionais de educação, dentro do horário de trabalho, sobre alunos com necessidades especiais;
- Material pedagógico específico para as classes especiais e para as salas de recursos das escolas que não receberam sala de recursos multifuncionais do MEC;
- 1/3 de Planejamento para professores da educação especial;
- Melhoria das condições de acesso às escolas para atender os alunos com dificuldade de locomoção.
EDUCAÇÃO INFANTIL: (creche e pré-escola)
- Assegurar o direito às creches e à educação infantil para todas as crianças em Duque de Caxias com apresentação de planejamento da construção de novos prédios e transferência imediata de creches que estão em espaços alugados.
- Ampliar a qualidade do atendimento das creches e pré-escolas, com inclusão de profissionais concursados como nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, estimulador materno-infantil, assistentes sociais e cuidador (respeitando a lógica dos polos);
- Alimentação adequada para todas as creches garantindo fiscalização frequente e pesagem das crianças atendidas;
- Programa de formação permanente que atenda a demanda de temas sugeridos pelos profissionais que trabalham com Educação Infantil, no horário de trabalho;
- Transparência nos convênios firmados com as creches comunitárias e planejamento de transferência das crianças para creches públicas e gradual término desses convênios.
- Material pedagógico, mobiliário e instalações adequadas para as turmas de educação infantil;
- Apresentação do planejamento da construção de escolas, inclusive com desapropriação para cumprimento da Lei que altera a LDB (que obriga a universalização do atendimento de 04 e 05 anos até 2016);
- Apresentar lista de creches com turmas de 1 e 2 anos;
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- Material didático adequado, elaborado em conjunto com os profissionais que atuam nessa modalidade, para todos os ciclos do horário noturno;
- Sala de informática, Sala de leitura, Artes e Educação Física para as turmas do noturno;
- Nenhuma implementação de ensino à distancia para educação de jovens e adultos;
- Encaminhamento para área de saúde aos alunos adultos que necessitarem aquisição de óculos e aparelho auditivo pelo município;
- Fórum de debate com os profissionais sobre o currículo e a temporalidade da EJA, com calendário até o final do ano de 2015.
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR:
- Fim da terceirização da Alimentação escolar no município;
- Garantia do cumprimento da Legislação onde 30% da alimentação escolar, a qual deve ser da agricultura familiar. Transparência na chamada pública e que a compra seja feita com os agricultores do município de Duque de Caxias;
- Concurso Público para Nutricionistas e que esses profissionais façam a supervisão da alimentação nas escolas;
- Per capta que garanta o atendimento integral dos alunos na alimentação escolar e estudo diferenciado nas escolas.
QUESTÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DEMOCRÁTICA:
- Cumprimento da lei 2.640 do PME aprovado pela câmara;
- Realização imediata de Eleições para Diretores das Escolas Municipais com apresentação de calendário.
- Realização do Censo Escolar como determina a lei Orgânica do Município, o Estatuto da Criança e do Adolescente;
- Rompimento do Compromisso “Todos pela Educação” e não realização das avaliações externas – Prova Brasil, Provinha Brasil e outras (por culpabilizar os profissionais da educação pelos problemas educacionais do nosso país);
- Discussão do sistema de auto avaliação da rede;
- Fim da obrigatoriedade do Secretário Municipal de Educação ser presidente do Conselho Municipal de Educação, com revezamento na presidência e vice-presidência entre governo e sociedade civil, eleitos entre seus pares;
- Divulgação das Plenárias do Conselho Municipal de Educação, garantindo estrutura necessária à participação da sociedade (espaço físico);
- Garantia da paridade entre sociedade civil e governo no Conselho Municipal de Educação;
- Revisão dos Estatutos dos Conselhos Escolares, respeitando o Projeto Político-Pedagógico e a autonomia de cada escola;
- Autonomia e suporte para as escolas elaborarem projetos que enfrentem os problemas de dificuldade de aprendizagem;
- Fim da obrigatoriedade do diretor ser presidente do conselho
- Respeito pleno aos projetos políticos pedagógicos das escolas;
- Retorno de um GE por mês com possibilidade de um segundo GE no mesmo mês.
- Seminário sobre a concepção educacional da rede municipal de educação;
- Mudança do nome das unidades escolares que homenageiam vultos históricos que cometeram crime contra a humanidade (EM General Mourão Filho e EM Presidente Costa e Silva);
- Envolvimento da SME no registro, encaminhamento e acompanhamento dos casos de violência das unidades escolares;
- Garantia de equipamentos de comunicação como telefone, interfone e computador com internet e de profissionais concursados (porteiro, inspetor de alunos, vigia e outros) de modo a prevenir casos de violência.
- Realização imediata de concurso para funcionários administrativos;
- Encontros para discutir o PNAC e outras possibilidades de formação com abono de ponto para a rede.
Helena Maria Carneiro Moreira
Publicado em 26 maio 2015 | 20:33
Qual será a pauta que o Sepe pedirá para os professores aposentados. À tarde, quando pesquisei estava 17% já conquistados. É real ou estou enganada; pois sei muito bem que nós aposentados não temos direito a Fundeb.
Dir. Comunicação
Publicado em 2 jun 2015 | 09:03
A pauta é sempre para ativo e aposentado. Incorporamos 77,50 para professores, para receber em julho e 9,62 para funcionários. Assim todos receberão.