Sepe acompanha grupo de orientadores à SME

Ontem a direção do SEPE Caxias acompanhou um grupo de orientadores da rede que precisavam esclarecer algumas questões com a SME. O grupo foi recebido pelas representantes Gisele, Irene e Tatiana:

√ O calendário e suas modificações foram apresentadas ao MP no intuito de garantir os 200 dias letivos.

DISCUSSÃO PME:
√ À SME coube garantir os momentos para discussão do PME no calendário letivo, em atendimento ao acordado no fórum 2017.
√ A SME destacou que ontem, na posse dos diretores, não houve qualquer questionamento em relação a discussão do PME agendada para dias 1 e 2.
√ Todo material e dinâmica das discussões deverão ser coordenados pelo Fórum Municipal de Educação e não pela SME
√ A SME ressalta a autonomia das Unidades para definir o que será feito nos dias 01 e 02 (só apresentar os dados disponíveis, discuti-los ou, ainda, prorrogar a discussão para outro período).
√ O fórum deverá enviar os dados referentes as metas 19 e 28 para discussão nas escolas. Neste sentido, ressalta-se o disposto no tópico acima.
√ A SME ressalta que todos os dados referentes ao PNE estão disponíveis no “Observatório PME” e outros sites, disponíveis a todos a qualquer momento.

DISPENSA EM JOGOS DA COPA
√ Sobre a dispensa nos dias de jogos do Brasil na COPA, a SME voltará a se pronunciar procurando garantir o cumprimento dos 200 dias letivos.

CONSELHO DE CLASSE EM MEIO PERÍODO
√ Os representantes da SME presentes não compartilharam do entendimento de que este deverá ser realizado em meio período de aula ou de turno. (COC em um turno e outro não, para garantir o dia letivo)

DIAS DE RELATÓRIO
√ Nos dias de relatório descritivo – RD, nas escolas onde houver disponibilidade extra classe, os alunos não serão dispensados.
Nas Unidades onde não houver extraclasse, a situação deverá ser informada a subsecretária de Ensino, para analise de dispensa.
Quando alertada sobre a possível distribuição dos alunos em outras turmas, a SME demonstrou estranhamento, e que não haverá referendo para tal.

√ A rede inicia 2018 com 60 % de novos gestores eleitos pelas comunidades. Dada esta demanda, haverá reunião com tais nos dias 5 e 6.
√ Houve esquecimento da SME em relação a construção do PEI (Planejamento de Ensino Individualizado) para que tal ocorra de forma coletiva. Ficaram de incluir.

Precisaremos estar sempre unidos e atentos às demandas da Orientação durante o ano letivo, para garantirmos ações coletivas e coesas em busca de uma educação de qualidade.

SEPE Caxias

Deixe um comentário