Dia Municipal de Luta pela Educação

 

Conforme aprovado em Assembleia, no dia 06 de Novembro os Profissionais da Educação de Duque de Caxias realizarão uma nova forma de luta, que se soma às ações tradicionais: O Dia Municipal de Luta pela Educação.

A ideia é manter o maior número de escolas com portas abertas para a comunidade em uma parte de seu horário de funcionamento, realizando atividades educativas (como palestras, mesas redondas, exibição e discussão de filmes, etc) apresentando ao maior número das 173 comunidades atendidas pela rede temas afetos à importância da educação para a garantia dos direitos da população, bem como alertando para o descaso dos políticos.

Realizando tais atividades em um dia normal de aula, em turno a ser definido pela escola, a ideia é ajudar na apropriação da escola pela comunidade, mostrando que a luta da educação é a luta do povo.

É inovador, ainda, o fato desse dia empoderar as escolas como protagonistas da ação. Haverá palestras externas em algumas escolas, mas o desejo é de que o máximo possível de escolas usem esse momento para dar voz a excelentes trabalhos sobre diversos temas produzidos por seus profissionais. A unidade define ainda o horário e o turno de participação. O GT definido na assembleia produzirá, com o apoio do sindicato (dependendo de sua possibilidade) material divulgação, bem como carta aberta a ser divulgada a toda população, por toda a rede nesse dia – esse é o desejo.

Ainda dá tempo de se juntar a luta. Contacte um dos membros do GT (a direção do Fórum está representada nele por Ana Carolina) e participe.

Vamos fortalecer mais esse instrumento de luta: o diálogo direto com a população!

Deixe um comentário