NOTA DE REPÚDIO À DEMISSÃO SUMÁRIA DE 21 PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR SEM SINDICÂNCIA

A Direção do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação – Núcleo Caxias (SEPE) vem a público manifestar seu repúdio e indignação diante da atitude arbitrária do prefeito Washington Reis (MDB), que no dia 28 de março (quinta-feira) demitiu 21 profissionais da equipe de alimentação escolar sem que houvesse qualquer sindicância concluída que apontasse que tais profissionais sejam, efetivamente, responsáveis pelo escândalo da compra de excedentes de gênero alimentício oriundo da agricultura familiar. Foram 3 profissionais da cooperativa, 14 nutricionistas contratadas em regime de Processo Seletivo Simplificado (PSS) e 5 técnicas em nutrição e dietética também contratadas por PSS, que foram penalizadas pela ineficiência dos gestores públicos de Duque de Caxias.

Consideramos importante investigar a fundo o que levou que tal pedido excedente fosse finalizado sem que os valores fossem questionados ao longo de toda a cadeia de gestão. São muitas questões que precisam ser levantadas e a resposta não se dará sem uma investigação séria. Não consideramos correta a atitude recorrente desse governo que insiste em culpabilizar trabalhadoras e trabalhadores por suas falhas de gestão. Desde agosto de 2017 os profissionais de educação do município sofrem com redução salarial infligida pela prefeitura sob o pretexto de que isso reduziria os efeitos da “crise” econômica no município. Porém, mesmo diante da suposta economia, persistem os atrasos de salários de servidores(as) ativos(as), aposentadas(os) e pensionistas, assim como a falta de material escolar, uniformes e até a presente data não foi pago o 13º salário referente ao ano de 2017 ou mesmo anunciada a previsão de uma data para o referido pagamento.

É necessário, acima de tudo, transparência e agilidade nas investigações e não a arbitrária culpabilização de trabalhadoras como forma de silenciar a opinião pública. Onde estão os responsáveis pela pasta da educação que até a presente data não se pronunciaram? Que resultados a prefeitura pretende se já elegeu os culpados? Não nos silenciaremos e seguiremos acompanhando e denunciando sempre que preciso.

Nota de Falecimento

Infelizmente hoje perdemos uma grande companheira de luta, a professora Fátima David.

Fátima trabalhou como professora da UnigranRio, no Instituto de Educação Gov. Roberto Silveira, foi dirigente Sindical e OP na rede municipal, e foi fundadora do Centro de Memória da Educação em Duque de Caxias. É com grande pesar que damos essa notícia.

O velório será a partir das 12h no Cemitério do Corte Oito, em Duque de Caxias. O sepultamento será às 15h.

Em memória da professora e em sinal de luto a sede do SEPE-Caxias estará fechada no dia de hoje (14/03).

Fátima David, presente!!!

Informes sobre pagamento

A direção do Sepe falou agora pela manhã com o secretário de Administração, Chiquinho, que informou que a folha suplementar e o pagamento de setembro talvez se iniciasse hoje. Serão pagas paralelamente. Ele pediu pra ligar a tarde para confirmar. Quanto aos Cooperativados, só a Fazenda poderia informar.

O IPMDC informou que finalizou hoje o pagamento do mês de agosto dos aposentados e pensionistas. Receberam os servidores que ganham acima de R$ 15.000,01 num total de R$ 1.445.193,50, atingindo 79 servidores e totalizando o percentual de 100% do quantitativo de pessoas constantes na folha.

Nesse momento há um grupo de cooperativados junto da direção do SEPE na Prefeitura aguardando informações. Pela segunda vez as funcionárias da COOTRAB voltam à PMDC , já que o pagamento não foi realizado ontem conforme afirmado. Elas irão permanecer no saguão da PMDC até terem um resposta sobre os seus pagamentos.