Carta sobre o Dia Municipal de Luta pela Educação

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DE DUQUE DE CAXIAS SOBRE O DIA MUNICIPAL DE LUTA PELA EDUCAÇÃO

 

A educação é uma importante ferramenta para o avanço de uma sociedade. Através dela, as experiências e conhecimentos são partilhados entre gerações e o pensamento crítico – a liberdade de pensar e opinar sobre os mais diferentes temas – é estimulado. A educação é, portanto, importante instrumento para a cidadania plena de um povo.

Por seu poder transformador, a educação durante séculos foi inacessível ao povo. Apenas os poderosos tinham direito a ela. A ignorância da maioria era um eficaz mecanismo de controle da população. Afinal, povo que ignora seus direitos não os cobra nem luta por eles.


Após séculos de luta, as sociedades coletivamente entenderam que a educação pública para todos, respeitando as diferenças de raça/etnia, religião, política, gênero e condição social, era o melhor caminho para o desenvolvimento coletivo. Para os poderosos, entretanto, a educação para todos era uma ameaça terrível. Povo educado não é facilmente domado: questiona, propõe, luta por direitos. Para os donos do poder ao longo dos séculos, esse papel da educação a transforma em sua inimiga. Por isso, não raro esses poderosos querem enfraquecê-la e mesmo destruí-la.


Mas esse ataque precisa ser disfarçado. Afinal, o povo entende o importante papel da escola em suas vidas. Que fazem os políticos covardes, que querem que o povo viva em ignorância? Disfarçam o ataque. Dizem que a educação custa muito: assim atrasam a entrega de material, descuidam da merenda, não cuidam dos prédios das escolas. Tudo para que o ambiente escolar não seja atraente.

 

Mais covardemente, atacam os professores. A liberdade de pensamento – base da educação questionadora – é chamada de “doutrinação”. Querem transformar professores em inimigos. Atrasam seus salários. Retiram seus direitos. Abandonam os aposentados, que dedicaram anos à educação de várias gerações.

 

Em Duque de Caxias temos todo esse cenário trágico. Mas os profissionais da educação e a população não aceitam esse ataque à escola. Por isso, neste 06 de novembro, Dia Municipal de Luta pela Educação, várias escolas estão de portas abertas, oferecendo à população palestras, debates e outras atividades sobre diversos temas, celebrando, assim, o espaço da escola como lugar da produção do conhecimento e do debate democrático.

 

Os ataques às escolas e a seus profissionais, ativos e aposentados, por parte do atual prefeito, têm como nossa resposta, neste dia, nossa resistência. Ensinando a mais cara das lições – a de que o povo é dono de seus destinos, e que os governantes que querem sua ignorância sempre são relegados à lata do lixo da história.

 

JUNTE-SE À LUTA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO! DEFENDER NOSSAS ESCOLAS É DEFENDER NOSSO FUTURO! CONTRA OS ATAQUES À EDUCAÇÃO E A SEUS PROFISSIONAIS POR PARTE DO PREFEITO E DOS VEREADORES DE DUQUE DE CAXIAS!

INFORME DA COMISSÃO ELEITORAL NÚCLEO DUQUE DE CAXIAS

As eleições estão ocorrendo normalmente através de uma urna fixa na sede do núcleo: Rua Conde de Porto Alegre, 131, Jardim 25 de Agosto, Duque de Caxias, até o dia 29/06/2018 às 12h, dia em que procederemos o início do processo de aferição de quórum e apuração às 13h.
caso se confirme a falta de quórum, convocaremos imediatamente novas eleições para os dia 03, 04 e 05 de julho de 2018.

 

COMISSÃO ELEITORAL DE DUQUE DE CAXIAS

ABAIXO ASSINADO

Nós, abaixo-assinados, profissionais da educação do município de Duque de Caxias, vimos por meio deste instrumento registrar o reconhecimento do SEPE / Duque de Caxias (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação) como legítimo representante de nossa categoria e interlocutor, junto aos representantes dos poderes constituídos, de nossas reivindicações aprovadas em assembleia.

Duque de Caxias, 24 de maio de 2018.

Abaixo assinado 2018 junho

Obs: o abaixo-assinado pode ser reproduzido nas unidades escolares e encaminhado ao Sepe Caxias.