Lançamento do livro ‘Duque de Caxias: o Território e sua Gente’

Apresentação da versão inacabada do livro Duque de Caxias: o Território e sua Gente

No ano de 2009, dIMG-20160612-WA0011urante as reuniões da equipe de Geografia da rede municipal de educação de Duque de Caxias, surgiu a ideia de se fazer um atlas desse ente da federação. O material, a princípio voltado para os alunos, seria precedido de um “caderno do professor”, com informações detalhadas e análises mais profundas. A intenção era possibilitar um diagnóstico socioambiental do território municipal antes do planejamento de aulas que discutissem esse espaço geográfico.

Em 2010, por determinação da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias (SME), foi montada a equipe que deu origem ao livro Duque de Caxias: o Território e sua Gente. Dividida em oito capítulos, tal obra aborda desde acontecimentos históricos da cidade até descrições de fenômenos naturais comuns nos ambientes locais. Extremamente rico em mapas, gráficos e fotos, o livro seria distribuído para todo o corpo docente da rede municipal de educação com pelo menos seis meses de antecedência à chegada do atlas às mãos dos alunos.

No dia 30 de março de 2011 o livro foi entregue à equipe diretiva da SME da ocasião. Em seguida, começaram as pesquisas e produções cartográficas, que originaram o Atlas Escolar do Município de Duque de Caxias, em exposição como e-book no portal da Secretaria Municipal de Educação desde 2012.

A gestão do Prefeito Zito chegou ao fim e o livro, que certamente não seria apenas “do professor” e serviria como poderoso instrumento de informação para população municipal continuava a não ser publicado.

Mesmo com a chegada do novo governo o material continuou “na gaveta” até o final de 2013, quando foi iniciado um serviço de editoração gráfica – encerrado abruptamente ainda naquele ano. É esse rascunho eletrônico que está sendo disponibilizado publicamente, somente agora em março de 2016.

Cabe ressaltar que mesmo com cinco anos de atraso em seu lançamento e de uma suposta perda da validade científica em boa parte das informações disponibilizadas, a obra mantém-se bastante esclarecedora, pois em alguns casos, fenômenos de grande impacto no cotidiano municipal atual já podem ser percebidos em sua gênese. Destaca-se também a disposição do movimento sindical, que colocou em sua pauta de negociação da campanha salarial de 2016, a solicitação de autorização da SME para que o material fosse publicado. O foi que aceito no dia 22 de março de 2016.

Que o conhecimento do que está ao nosso redor sirva para nos mudar por dentro.

Boa leitura.

André Tenreiro

Organizador

Download: PDF

Um comentário


  1. nilson Viana Cesário

    Caros Diretores do SEPE Caxias, bom dia!
    Parabenizo pela luta por este excelente trabalho, que contribui para o debate ” que Cidade queremos no futuro”.
    Desejo sucesso na divulgação para facilitar a luta pela redução da Desigualdade social!
    Um abraço e felicidades!
    Cesário
    Pré candidato a Vereador em Caxias (2016)

Deixe um comentário