As Creches a serem construídas em nossa cidade

Sabendo da demanda gerada pela obrigatoriedade dos pais de matricular as crianças a partir 4 anos de idade é percebido que há necessidade de construção de novas creches, nos preocupamos em entender como são as que já existem em Duque de Caxias.

O conhecimento desses dados permite, também, no caso da construção ou adaptação de um imóvel, dimensionar sua capacidade de forma a corresponder o mais aproximadamente possível as necessidades da sua população local.

Para  embasar o que seria uma creche de qualidade, sugerimos uma creche com 50 crianças devem ser adquiridos os seguintes bens.  As professoras das creches da rede municipal podem avaliar se isso condiz com a realidade da rede !!

a) Bens permanentes : aqueles bens que têm vida útil maior, por exemplo

– Mobiliários : mesas, cadeiras, armários, estantes , mesas e cadeiras para o uso das crianças, escaninhos para o uso dos funcionários, etc .

– Aparelhos eletrodomésticos : liquidificador, frízer, geladeira , espremedor de suco , batedeira  entre outros que irão auxiliar no preparo da alimentação ( além de uma cozinha industrial com um extintor obedecendo as lei trabalhista referente aos equipamentos de proteção ) e profissionais orientadas por nutricionistas no manuseio de alimentos.

– Utensílios de cozinhas

– Outros que surgem de acordo com a necessidade, por exemplo

b) Bens de consumo: aqueles comprados com maior frequência, por exemplo

– Materiais pedagógicos: blocos lógicos de madeira e outros brinquedos de uso  coletivos .

– Materiais didáticos : livros para contar histórias .

– Materiais de escritório: canetas , resmas de papel etc

– Caixa de primeiros socorros com medicamentos de urgência como

algodão, ataduras , esparadrapo , água oxigenada etc .

A instalação deve ser o mais tranquila possível, possível longe de barulhos, transito , muito intenso ,distante de poluição e se possível próximo a área verde. Na nossa cidade tudo isso é complicado ! Entretanto o poder público deve observar a facilidade de transporte, pois os pais quase sempre levam as crianças para a escola antes de ir para o trabalho. É mais um aspecto q ser considerado.

A instalação em  primeiro lugar exige que se observe a salubridade e a segurança do local . O ideal é um espaço amplo, com salas arejadas, com boa iluminação natural, ventiladas, com pinturas de cor clara , pois as cores escuras ou muito coloridas cansam

e não são propicias ao aprendizado e a convivência . Materiais usados na construção e, ou , adaptação devem ser duráveis , resistentes e seguros evitando possíveis alojamento de pragas e insetos e o prédio não deve possuir mais de andares, para não dificultar a circulação e o trabalho das pessoas . Outra condição fundamental é que devem ser respeitadas condições mínimas para instalar ou adaptar  as seguintes funções : recepção das crianças, secretária, sala ambiente, sala de professores e de direção, dispensa , banheiros suficientes , área coberta e área externa . Além disso é preciso facilidade de água potável.

Com o objetivo de tornar menos acadêmico o artigo e mais prático colocamos as opiniões de algumas pessoas que trabalham com educação infantil que estão interessadas no concurso público de nossa cidade.

“Como recuso que ensina, desenvolve e educa de forma prazerosa , o brinquedo propicia diversos tipos de aprendizagem . Como exemplo , temos quebra – cabeças , que podem desenvolver a noção de formas ou cores ,a coordenação motora; brinquedos de tabuleiro ou jogos que exigem o entendimento do número e das operações matemáticas ; brinquedos de encaixe trabalham noções de forma e de tamanho.  ”

Eduarda Soares, graduada em pedagogia

” Trabalho, vivo e estudo nessa cidade e não chegam boas noticias das condições estruturais dos prédios e da falta de material para trabalhar , resta saber. Onde entrou os milhões que Caxias recebeu e ainda recebe ? A educação infantil é muito importante para funcionar no improviso que vejo  ”

Maria Lacerda de Moura, moradora da Vila São Luiz e professora da rede privada .

Nós do SEPE,  esperamos que seja esse o começo do debate e que as  pessoas possam interagir com o sindicato e que esse debate cresça e tome conta da sociedade ! Trata se de discutir qual  concepção de  educação pública nós queremos , porque tudo começa na infância, tendo boas creches, poderemos ter esperança de  futuro melhor do que é o presente .

 

 

 

5 Comentários


  1. Aparicio Lemos

    https://www.youtube.com/watch?v=1QCOe5bO6bg
    Pesquisem em qualquer buscador de internet o nome de uma musica .
    Até quando esperar .

    Estou escrevendo sobre o Rock dos anos 80 e sempre me identifiquei com essa canção .


  2. Renato Ramos

    Realmente não há nenhuma creche que preencha o que é descrito nesse documento e eu nem mesmo sou da rede, mas afirmo com tanta certeza porque fiz muitas amizades quando trabalhei em contrato . Graças a Deus larguei meu contrato e deixei para pegar a matricula Belford Roxo e não tenho que aturar diretora maluca e trabalhar sem condições mínimas.
    E ainda vou ajudar a depor aquela louca porque sou mãe de alunos e parte de minha família está nas outras turmas. Quero que ela volte a ser professora de turma e prove o que bom !


  3. Dir. Comunicação

    Por esse motivo lutamos tanta pelas eleições, que ocorrerão em novembro.


  4. Erika de Deus

    É muito cruel meu marido ser morador de Caxias ter que consegui emprego fora do munícipio, porque os contratos na Reduc são feitos via politicagem .
    Esse sindicato é o único opositor do governo Cardoso e deixo aqui a minha singela homenagem .
    Sou professora da rede estadual e moradora do Primavera.


  5. Dir. Comunicação

    Obrigada.

Deixe um comentário